Muitas vezes usamos conceitos de uma forma, querendo dizer outra coisa completamente diferente. Explicar ideias e noções parecem uma tarefa tão mais complicada, quanto mais corriqueiro o seu uso. Já percebeu o quanto é difícil definir palavras do dia-a-dia? Sem contar o tempo enorme perdido fazendo algo errado, só porque a tarefa não foi explicada corretamente – exatamente como explicado no texto sobre Forma e Conteúdo.

Exatamente por isso, uma sequência de definições de O Coração da Mudança (Campus Editora, 2013), de John Kotter, chamou a minha atenção:

Clip“Um orçamento é a parte financeira de um plano. Um plano especifica passo a passo como implementar uma estratégia. Uma estratégia mostra como atingir uma visão. Uma visão mostra o resultado final para onde planos e estratégias eventualmente haverão de te levar1.”

Quantas vezes você viu tantos conceitos juntos, de uma forma tão fácil de entender?

Sempre tive admiração pelas pessoas que conseguem tornar simples o que antes eu achava complicado. Ao mesmo tempo, desconfio de quem pega algo simples e tenta transformar em algo complicado – o que costumo chamar de conspiração do especialista.

Então, antes de levar uma ideia para alguém, veja se aquela é a forma mais simples que você consegue explicar, lembrando que a outra pessoa pode estar vendo alguns conceitos pela primeira vez.

Einstein, ninguém menos, certa vez disse que “Uma teoria que não pudesse ser explicada a uma garçonete não merecia ser levada a sério”. Você e sua ideia passam nesse teste?

____________________

1. A budget is the financial piece of a plan. A plan specifies step by step how to implement a strategy. A strategy shows how to achieve a vision. A vision shows na end state where all the plans and strategies will eventually take you.  Do original, The Heart of Change.