Na mesma proporção em que o LinkedIn se transforma em um amontoado de pessoas literalmente rezando por um emprego – sem ao menos tirar o pó do seu Currículo ou pensar a razão de estar há tanto tempo desempregado – cresce exponencialmente a oferta de empregos mágicos e ganhos mirabolantes.

A maioria destas ofertas tem dois ingredientes que, por si só, já deveriam acender o sinal de alerta: altos ganhos e pouco trabalho (normalmente em casa). Esta combinação junta-se ao fato de a pessoa já estar desesperada e, então, seu bom senso vai por água abaixo e ela escolhe acreditar em qualquer coisa que aparecer.

Golpe das cartas

Siga a Dama: um golpe tão velho quanto eficaz

Na maioria das vezes é uma pirâmide – que, em bom Português, significa fraude, golpe – disfarçada de marketing multi nível, venda direta ou outro nome pomposo que se escolha dar. Mas, via de regra, há fortes indícios de que se trata de um esquema:

Normalmente são produtos de alto valor agregado, cujas margens estratosféricas suportem remunerar os diversos níveis da cadeia. Nada que justifique o preço ou que não tenha similares no mercado por menos da metade.

Além disso, para este negócio continuar crescendo, isto é, para você ganhar dinheiro, você também precisa convencer várias outras pessoas a entrar. Se você acredita que isso pode dar certo, então você dormiu nas aulas de matemática. Porque um dia não vai ter mais ninguém para entrar e o castelo de cartas desmorona.

E o mais importante: você tem que comprar algo para começar. Algo, normalmente, bem caro e de que você não precisa – especialmente se estiver desempregado.

Então, quando alguém vier lhe apresentar uma oportunidade imperdível, repare que no final da oferta é você quem tem que gastar dinheiro. E que ainda vai ter que ralar muito para ter este dinheiro de volta e, mais ainda, para realmente começar a ganhar o que lhe foi prometido de início. Assim, em vez de trazer-lhe uma oportunidade de verdade, seu amigo está vendendo-lhe algo.

E você, que repassa essas “ofertas”, que marca seus amigos, que curte essas coisas e faz com que elas apareçam na timeline dos seus amigos menos esclarecidos e mais desesperados, você também é responsável por isso. Você está ajudando seus amigos a caírem em um golpe.