IAW_system_logo_clear

When Expert Advice Creates Analysis Paralysis

Demorei a entender que o “analysis paralysis” do texto era paralisia DA análise – e não paralisia POR análise, que é o uso mais comum da expressão quando falamos em Tomada de Decisão. Trata-se de um interessantíssimo estudo mostrando o porquê de opiniões de experts serem tão impactantes: pesquisadores utilizando exames de ressonância magnética funcional descobriram que as áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento crítico simplesmente apagam (daí a paralisia) na presença da opinião de um especialista.

HBR

Make IT Delightful, and Other Ways to Enchant Your Employees

Reter bons funcionários está cada vez mais difícil (talvez não tanto porque as empresas estão mais agressivas, mas porque pessoas inteligentes estão cada vez mais raras.) – o que torna esta séries de dicas úteis sobre como engajar os colaboradores ainda mais atraente!

Science Daily

Overconfidence linked to one’s view of intelligence

Mais um importante desdobramento do conceito de Mindset, desenvolvido pela psicóloga Carol Dweck, segundo a qual a pessoa acredita que a inteligência é um dom finito e imutável (mindset fixo) ou em constante evolução (mindset de crescimento). Em recente pesquisa, Dweck encontrou evidências de que pessoas que acreditam no mindset fixo frequentemente têm expectativas exageradamente elevadas em relação à sua própria inteligência. Uma luz de alerta, certamente, para processos decisórios, nos quais o excesso de confiança representa um dos maiores riscos.

BigThink.com-logo

Worriers Are More Perceptive and More Intelligent

Quando alguém lhe disser que você se preocupa demais com as coisas, não precisa ficar chateado. Isso pode ser um elogio, já que pesquisas recentes sugerem que pessoas que se preocupam são melhores em detectar mentirosos e em encontrar ameaças.